terça-feira, 13 de agosto de 2013

Técnicas de moda - Moulage

O moulage é uma forma de modelagem tridimensional, inventada pela estilista francesa Madeleine Vionnet (1876-1975) e pela estilista grega  Madame Grès (1899-1993). O nome vem do francês moule, que significa forma, molde.
Ao invés da modelagem plana tradicional, que é desenvolvida em papel para posteriormente ser passada para o tecido, a técnica começa o desenvolvimento da peça em um tecido com caimento parecido com o que será utilizado na peça real - normalmente malhas de valor mais baixo- e em um manequim específico para moulage.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o moulage não é usado somente na alta costura. A técnica melhora a qualidade estrutural da peça, além de passar as limitações de cada peça ao estilista e melhorar as margens de erro no caimento e acabamento. Depois de feito o processo, fica até mais fácil passar a ideia para o plano bidimensional.
Apesar de não existir uma forma padrão de fazer moulage - mesmo as técnicas tradicionais apresentam variações - existem diferentes cursos na área para aprender e se aperfeiçoar!

Livros indicados sobre o tema:
- Moulage: Arte e Técnica no design de moda, por Annette Duburg.
- Draping for fashion design, por Hilde Jaffe e Nurie Relis.
- Draping for apparel design, por Helen-Joseph Armstrong.

Nenhum comentário:

Postar um comentário