sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Técnicas de moda - Máquina de costura

As máquinas de costura, hoje tão comuns tanto em atelies quanto nas áreas industriais e até mesmo domésticas, tem uma longa história escondida. A maioria das pessoas não para para pensar como surgiu, de onde veio e como funciona esta máquina tão perfeita e ao mesmo tempo simples.
O primeiro projeto da máquina de costura data de 1791, apresentado pelo ingles Thomas Saint. No decorrer dos vintes e cinco anos seguintes muitas tentativas foram feitas no sentido de projetar uma máquina de costura com clara utilidade prática. Porém, foi outro alfaiate austríaco, Josef Madersperger , que tirou do papel as tantas ideias existentes. Já a primeira máquina em linha reta foi inventada em 1829 pelo alfaiate francês Barthélemy Thimonnier. Na década seguinte, com o aumento da produção, o negócio de Barthélemy começou a crescer e provocar inveja nos colegas de trabalho, com isso, as várias máquinas de sua  indústria foram queimadas em praça pública e Thimonnier faleceu pobre em 1857.
Durante todo o período de 1830 até 1850 vários investiram na criação de um método mais eficaz para costura. 
Depois de vários aperfeiçoamentos foi vendida a primeira máquina de costura em quantidade economicamente viável, criada por John Bradshaw, de Boston. Um ano depois, Bradshaw recebeu uma das patentes mais importantes na história da máquina de costura,  que foi a patente básica por muitos anos. 
Em 1951, Isaac Singer inventou a primeira máquina de costura prática, ou seja, com um pedal que ajuda a acelerar a produção. Isaac fundou então a empresa Singer. 
Em 1910 passou-se a produzir máquinas elétricas de costura, que começaram a dominar o mercado.
As máquinas não mudaram muita sua estrutura básica a partir de então, apenas ajustes e novas tecnologias foram adotadas e continuam sendo para melhorar este item tão prático que é a máquina de costura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário