![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEeUrVoyDlycN2AxDaK3mDkAGW90xz_fsbK_PIgFpuiLGGOzr_9ATQCqnuz4LB2Qq5pPUECJIFmqmww6caIG-TNK3Cat10dbvPvX1Xvk65HyLJB7c-Zxbh9-wqAPKgy_5UesSRvavLu67B/s320/moulage+2.jpg)
Ao invés da modelagem plana tradicional, que é desenvolvida em papel para posteriormente ser passada para o tecido, a técnica começa o desenvolvimento da peça em um tecido com caimento parecido com o que será utilizado na peça real - normalmente malhas de valor mais baixo- e em um manequim específico para moulage.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o moulage não é usado somente na alta costura. A técnica melhora a qualidade estrutural da peça, além de passar as limitações de cada peça ao estilista e melhorar as margens de erro no caimento e acabamento. Depois de feito o processo, fica até mais fácil passar a ideia para o plano bidimensional.
Apesar de não existir uma forma padrão de fazer moulage - mesmo as técnicas tradicionais apresentam variações - existem diferentes cursos na área para aprender e se aperfeiçoar!
Livros indicados sobre o tema:
- Moulage: Arte e Técnica no design de moda, por Annette Duburg.
- Draping for fashion design, por Hilde Jaffe e Nurie Relis.
- Draping for apparel design, por Helen-Joseph Armstrong.
Nenhum comentário:
Postar um comentário